quinta-feira, 1 de setembro de 2011

 BIOGRAFIA
Filho de familia judia e pobre, imigrantes da Europa centra , cresceu insatisfeito com a educação que recebera. Revoltado contra os castigos e humilhações pelos quais passara na escola , afirma que a educação é violéncia e reacionária, relatando um dos episódios que o marcou profundamente nesse período: "Escandalizou-se com um palavão que eu, patife de seis anos, empreguei certo dia. Com sabão de lixívia lavou-me a boca. Submeti-me. Fiquei de pé num canto o dia inteiro, para servir de escarmento a uma classe de cinquenta meninos assustados (…)".Para ele, “A escola é um cácerie para meninos. O crime de todos é a pouca idade e por isso os carcereiros lhes dão castigos”.
 TEORIAS
Segundo Ausubel, a aprendizagem significativa no processo de ensino necessita fazer algum sentido para o aluno e, nesse processo, a informação deverá interagir e ancorar-se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura do aluno. O autor entende que a aprendizagem significativa se verifica quando o banco de informações no plano mental do aluno se revela, através da aprendizagem por descoberta e por recepção. O processo utilizado para as crianças menores é o de formação de conceito, envolvendo generalizações de interesses específicos para que, na idade escolar já tenham desenvolvido um conjunto de conceitos, de modo a favorecer o desenvolvimento da aprendizagem significativa. Esses conceitos deverão ser adquiridos através de assimilação, diferenciação progressiva e reconciliação integrativos de conceitos. Para tanto, Ausubel sugere para esse processo, a utilização de organizadores prévios para, de fato, ancorar a nova aprendizagem, levando o aluno ao desenvolvimento de conceitos subsunçores, de modo a facilitar a aprendizagem subseqüente.
 Para que a aprendizagem significativa ocorra, o autor assinala duas condições essenciais : 1) disposição do aluno para aprender; 2) O material didático desenvolvido, que deve ser, sobretudo, significativo para o aluno. Somente dessa forma é que se dará a verdadeira compreensão de conceitos e proposições, o que implica na posse de significados claros e intransferíveis. Para a avaliação consistente da aprendizagem significativa, o método válido e prático, segundo Ausubel, consiste em buscar soluções de problemas diversos através de testes de compreensão,utilizando-se de recursos diferentes daqueles, utilizados anteriormente no material instrucional. para que se possa constatar, de fato, se o aluno desenvolveu ou não, às habilidades necessárias à aquisição da aprendizagem significativa.
 A Teoria da aprendizagem de Ausubel objetiva, portanto, facilitar a aprendizagem do aluno, através da psicologia da aprendizagem significativa. Diz ele, que “Se eu tivesse que reduzir toda a psicologia educacional a um único princípio, diria isto: o fato isolado mais importante que informação na aprendizagem é aquilo que o aprendiz já conhece. Descubra o que ele sabe e baseie isso nos seus ensinamentos”.[2] A aprendizagem significativa é elemento essencial ao processo de aquisição do conhecimento do aluno, fundamental para o novo papel do professor e a função social da escola.


2 comentários:

  1. Meninas lindas do meu coração!
    Adorei o blog de vocês!
    Mostra o quanto vocês se esforçaram e o quanto
    podem chegar longe..! Confio muito na criatividade, no auto-astral e no dinamismo de Dani.. e fico muito feliz ao ver o esforço, a dedicação e a vontade de crescer de Luísa!
    As postagens estão muito boas, com imagens bem ilustrativas e o design é a cara de vocês, bem colorido e alegre!
    Parabéns! ;D
    Adoro muito, muito vocês! beijinhos, Joyce Oliveira.

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  2. muito obrigado meu anjo espero que tenha gostado mesmo a cada dia que passa tento me esforça muito pra chega la aonde eu espero esta um dia beijos

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